Revista Anômalas
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Artigo Dossiê

FOLIÕES E “FOLIÕAS”: MEMÓRIA E IDENTIDADE NAS PERFORMANCES DE GÊNERO DAS FOLIAS DE SANTA DICA  

“FOLIÕES” AND "FOLIÕAS": MEMORY AND IDENTITY IN THE GENDER PERFORMANCES OF SANTA DICA’S FOLIAS

“FOLIÕES” Y "FOLIÕAS": MEMORIA Y IDENTIDAD EN LAS PERFORMANCES DE GÉNERO DE LAS FOLIAS DE SANTA DICA

Vinícius Machado Luz, Vânia Dolores Estevam de Oliveira

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Resumo

O presente artigo tem por proposta ressaltar algumas características de duas festividades distintas, a Folia de Reis e a Folia de São João, realizadas anualmente em Lagolândia (distrito de Pirenópolis), em Goiás. A Folia de Reis caracteriza-se por ser um evento predominantemente masculino, onde os participantes percorrem longas distâncias na zona rural, em uma peregrinação com ritos próprios. A Folia de São João tem por característica ser realizada por um grupo de mulheres (“foliõas” ou “donzelas”, como são conhecidas localmente), que percorre as casas da zona urbana do distrito, em um ritual que se assemelha à Folia de Reis. Essas manifestações, bem como outras festas da região, surgem a partir da iniciativa de uma líder religiosa e política da primeira metade do séc. XX, Benedita Cipriano Gomes, conhecida como Santa Dica. Para este artigo, partimos da ideia de que existem ritos religiosos, encenados nos dois festejos, com regras e características diferenciadas entre os gêneros, que caracterizam cada um como ‘masculino’ ou ‘feminino’. Nossa proposta tem por objetivo demonstrar algumas das diferenças entre as duas folias, com a hipótese de que as festas religiosas ajudam a compreender a identidade, os vínculos e a organização social de uma comunidade e, nos casos específicos, por motivações ligadas à memória e à identidade do lugar, que ultrapassam o viés religioso e devocional.

Palavras-chave

Folia; Gênero; Lagolândia; Santa Dica.

Abstract

This article aims to highlight some characteristics of two distinct festivities, the Folia de Reis and the Folia de São João, held annually in Lagolândia (district of Pirenópolis), in Goiás, Brazil. The Folia de Reis is characterized as a predominantly male event, where participants travel long distances in the countryside, in a pilgrimage with its own rites. The Folia de São João is characterized as being performed by a group of women ("foliõas" or "donzelas", as they are known locally), who go around the houses in the urban area of the district, in a ritual that resembles the Folia de Reis. These manifestations, as well as other festivals in the region, arose from the initiative of a religious and political leader in the first half of the 20th century, Benedita Cipriano Gomes, known as Santa Dica. For this article, we start from the idea that there are religious rites, staged in both festivals, with different rules and characteristics between the genders, which characterize each one as 'masculine' or 'feminine'. Our proposal aims at demonstrating some of the differences between the two folias, with the hypothesis that the religious festivals help to understand the identity, the bonds and the social organization of a community and, in the specific cases, for motivations linked to the memory and the identity of the place, which go beyond the religious and devotional bias.

Keywords

Folia; Gender; Lagolandia; Santa Dica (Saint Dica).

Resumen

Este artículo tiene como objetivo resaltar algunas características de dos festividades distintas, la Folia de Reyes y la Folia de São João, que se celebran anualmente en Lagolândia (distrito de Pirenópolis), en el estado de Goiás, em Brasil. La Folia de Reyes se caracteriza por ser un evento predominantemente masculino , donde los participantes recorren largas distancias en el campo, en una romería con sus propios ritos. La Folia de São João se caracteriza por ser realizada por un grupo de mujeres ("foliõas" o "doncellas", como se las conoce localmente), que visitan las casas en el área urbana del distrito, en un ritual que se asemeja la Folia de Reis. Estas manifestaciones, así como otras fiestas de la región, surgen de la iniciativa de un líder religioso y político de la primera mitad del siglo. XX, Benedita Cipriano Gomes, conocida como Santa Dica. Para este artículo, partimos de la idea de que existen ritos religiosos, escenificados en las dos festividades, con diferentes reglas y características entre géneros, que caracterizan a cada uno como 'masculino' o 'femenino'. Nuestra propuesta tiene como objetivo demostrar algunas de las diferencias entre las dos folias, con la hipótesis de que las fiestas religiosas ayudan a comprender la identidad, los lazos y la organización social de una comunidad y, en casos específicos, por motivaciones relacionadas con la memoria y la identidad del lugar, que van más allá del sesgo religioso y devocional.

Palabras clave

Folia; Género; Lagolândia; Santa Dica.

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Sites e portais consultados:

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/go/pirenopolis/panorama


Submetido em:
13/12/2021

Aceito em:
08/02/2022

Publicado em:
13/06/2022

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