Revista Anômalas
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Artigo Dossiê

REFLEXÕES SOBRE IDENTIDADE E DIFERENÇA A PARTIR DO CONVÍVIO COM AS CRIANÇAS TERENA DA ALDEIA URBANA DARCY RIBEIRO, CAMPO GRANDE – MS

REFLECTIONS ON IDENTITY AND DIFFERENCE FROM THE COEXISTENCE WITH CHILDREN TERENA FROM THE URBAN VILLAGE DARCY RIBEIRO, CAMPO GRANDE - MS

REFLEXIONES SOBRE LA IDENTIDAD Y LA DIFERENCIA A PARTIR DE LA CONVIVENCIA CON LOS NIÑOS TERENA DE LA ALDEA URBANA DARCY RIBEIRO, CAMPO GRANDE - MS

Daniele Gonçalves Colman, Gustavo dos Santos Souza

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Resumo

O presente artigo é resultado de discussões formuladas a partir da construção da pesquisa realizada em 2021, intitulada: “O brincar com as crianças Terena em Campo Grande/MS: identidades e diferenças”, cujas análises estão amparadas teoricamente nos Estudos Culturais e nos teóricos do grupo Modernidade e Colonialidade. O texto estrutura-se sob um estudo bibliográfico de caráter qualitativo, apoiado teórico-metodologicamente sob as pesquisas pós-críticas em educação de Meyer e Paraíso (2012; 2014). O texto em tela tem por objetivo apresentar um breve levantamento sobre pesquisas realizadas com crianças indígenas em diversos contextos e a articulá-lo com reflexões empírico-teóricas sobre a pesquisa com crianças indígenas da Aldeia Urbana Darcy Ribeiro.

Palavras-chave

Criança indígena; Aldeia Urbana Darcy Ribeiro; Pesquisar com crianças indígenas; Diferença.

Abstract

This article is the result of discussions formulated from the construction of the research conducted in 2021, entitled: "Play with children Terena in Campo Grande/MS: identities and differences"whose analyses are theoretically supported in Cultural Studies and in the theorists of the Modernity and Coloniality group. The text is structured under a bibliographic study of a qualitative character, supported theoretically-methodologically under the post-critical research in education of Meyer and Paraíso (2012; 2014). The text on screen aims to present a brief survey on research conducted with indigenous children in various contexts and to articulate it with empirical-theoretical reflections on research with indigenous children of the Darcy Ribeiro Urban Village.

Keywords

Indigenous child; Darcy Ribeiro Urban Village; Research with indigenous children; Difference.

Resumen

El presente artículo es el resultado de discusiones formuladas a partir de la construcción de la investigación realizada en 2021, titulada: “El jugar con los niños Terena en Campo Grande/MS: identidades y diferencias”, cuyos análisis están amparados teóricamente en los Estudios Culturales y en los teóricos del grupo Modernidad y Colonialidad. El texto se estructura sobre un estudio bibliográfico de carácter cualitativo, apoyado teórico-metodológicamente bajo las investigaciones post-críticas en educación de Meyer y Paraíso (2012; 2014). El texto en pantalla tiene por objetivo presentar un breve estudio sobre investigaciones realizadas con niños indígenas en diversos contextos y a articularlo con reflexiones empírico-teóricas sobre la investigación con niños indígenas de la Aldea Urbana Darcy Ribeiro.

Palabras clave

Niño indígena; Aldea Urbana Darcy Ribeiro; Investigar con niños indígenas; Diferencia.

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Submetido em:
14/02/2022

Aceito em:
12/04/2022

Publicado em:
13/06/2022

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