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Ensino de História entre o historiográfico e o epistêmico

History teaching between historiographical and epistemic

History teaching between historiographical and epistemic

Guilherme Aguiar Gomes, Domingos Dutra dos Santos

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Resumo

O presente estudo visa analisar o debate historiográfico acerca do ensino de História por meio das teorias, metodologia e didáticas. Desse modo, analisou-se como a Teoria da História e os Fundamentos da ciência histórica contribuem para o aperfeiçoamento da prática docente. Assim, o desenvolvimento da pesquisa foi realizado a partir da interpretação, discussão e análises argumentativo-históricas de alguns textos dos historiadores Carr, Moniot, Cardoso, Hobsbawn, Certeau, Hartog, Jenkins, Koselleck e Rüsen. Estudo empreendido a partir das reflexões sobre historiografia, pensamento histórico e cultura histórica, que constitui-se de três etapas: na primeira parte discute-se a questão da história nas diferentes abordagens historiográficas; na segunda, debate sobre ensino de história e a formação do conhecimento histórico, partindo de um breve histórico do ensino de história no Brasil, passando pela formação dos professores, pela escolha do material didático e pelo paradigma historiográfico adotado; Por último faremos algumas considerações sobre o ensino de história, a formação dos professores e a utilização das reflexões na construção do conhecimento.

Palavras-chave

História, Ensino de História, Historiografia, Conhecimento Histórico.

Abstract

This study aims to analyze the historiographical debate about the teaching of History through theories, methodology and didactics. Thus, it was analyzed how the Theory of History and the Fundamentals of Historical Science contribute to the improvement of teaching practice. Thus, the development of the research was carried out from the interpretation, discussion and argumentative-historical analysis of some texts by historians Carr, Moniot, Cardoso, Hobsbawn, Certeau, Hartog, Jenkins, Koselleck and Rüsen. Study undertaken from reflections on historiography, historical thinking and historical culture, which consists of three stages: the first part discusses the issue of history in different historiographic approaches; in the second, debate on the teaching of history and the formation of historical knowledge, starting from a brief history of the teaching of history in Brazil, passing through teacher training, the choice of teaching material and the historiographical paradigm adopted; Finally, we will make some considerations about the teaching of history, teacher training and the use of reflections in the construction of knowledge.

Keywords

History, History Teaching, Historiography, Historical Knowledge.

Resumen

Este estudio tiene como objetivo analizar el debate historiográfico sobre la enseñanza de la Historia a través de teorías, metodología y didáctica. Así, se analizó cómo la Teoría de la Historia y los Fundamentos de la Ciencia Histórica contribuyen a la mejora de la práctica docente. Así, el desarrollo de la investigación se llevó a cabo a partir de la interpretación, discusión y análisis histórico-argumentativo de algunos textos de los historiadores Carr, Moniot, Cardoso, Hobsbawn, Certeau, Hartog, Jenkins, Koselleck y Rüsen. Estudio realizado a partir de reflexiones sobre historiografía, pensamiento histórico y cultura histórica, que consta de tres etapas: la primera parte discute el tema de la historia en diferentes enfoques historiográficos; en el segundo, debate sobre la enseñanza de la historia y la formación del conocimiento histórico, a partir de una breve historia de la enseñanza de la historia en Brasil, pasando por la formación del profesorado, la elección del material didáctico y el paradigma historiográfico adoptado; Finalmente, haremos algunas consideraciones sobre la enseñanza de la historia, la formación del profesorado y el uso de las reflexiones en la construcción del conocimiento.

Palabras clave

Historia, Enseñanza de la Historia, Historiografía, Conocimiento histórico.

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Submetido em:
20/08/2021

Aceito em:
17/09/2021

Publicado em:
15/12/2021

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