Revista Anômalas
http://www.revistaanomalas.periodikos.com.br/article/61ba1cfea953951da54717e3
Revista Anômalas
Artigos Livres

Ensino de História entre o historiográfico e o epistêmico

History teaching between historiographical and epistemic

History teaching between historiographical and epistemic

Guilherme Aguiar Gomes, Domingos Dutra dos Santos

Downloads: 8
Views: 205

Resumo

O presente estudo visa analisar o debate historiográfico acerca do ensino de História por meio das teorias, metodologia e didáticas. Desse modo, analisou-se como a Teoria da História e os Fundamentos da ciência histórica contribuem para o aperfeiçoamento da prática docente. Assim, o desenvolvimento da pesquisa foi realizado a partir da interpretação, discussão e análises argumentativo-históricas de alguns textos dos historiadores Carr, Moniot, Cardoso, Hobsbawn, Certeau, Hartog, Jenkins, Koselleck e Rüsen. Estudo empreendido a partir das reflexões sobre historiografia, pensamento histórico e cultura histórica, que constitui-se de três etapas: na primeira parte discute-se a questão da história nas diferentes abordagens historiográficas; na segunda, debate sobre ensino de história e a formação do conhecimento histórico, partindo de um breve histórico do ensino de história no Brasil, passando pela formação dos professores, pela escolha do material didático e pelo paradigma historiográfico adotado; Por último faremos algumas considerações sobre o ensino de história, a formação dos professores e a utilização das reflexões na construção do conhecimento.

Palavras-chave

História, Ensino de História, Historiografia, Conhecimento Histórico.

Abstract

This study aims to analyze the historiographical debate about the teaching of History through theories, methodology and didactics. Thus, it was analyzed how the Theory of History and the Fundamentals of Historical Science contribute to the improvement of teaching practice. Thus, the development of the research was carried out from the interpretation, discussion and argumentative-historical analysis of some texts by historians Carr, Moniot, Cardoso, Hobsbawn, Certeau, Hartog, Jenkins, Koselleck and Rüsen. Study undertaken from reflections on historiography, historical thinking and historical culture, which consists of three stages: the first part discusses the issue of history in different historiographic approaches; in the second, debate on the teaching of history and the formation of historical knowledge, starting from a brief history of the teaching of history in Brazil, passing through teacher training, the choice of teaching material and the historiographical paradigm adopted; Finally, we will make some considerations about the teaching of history, teacher training and the use of reflections in the construction of knowledge.

Keywords

History, History Teaching, Historiography, Historical Knowledge.

Resumen

Este estudio tiene como objetivo analizar el debate historiográfico sobre la enseñanza de la Historia a través de teorías, metodología y didáctica. Así, se analizó cómo la Teoría de la Historia y los Fundamentos de la Ciencia Histórica contribuyen a la mejora de la práctica docente. Así, el desarrollo de la investigación se llevó a cabo a partir de la interpretación, discusión y análisis histórico-argumentativo de algunos textos de los historiadores Carr, Moniot, Cardoso, Hobsbawn, Certeau, Hartog, Jenkins, Koselleck y Rüsen. Estudio realizado a partir de reflexiones sobre historiografía, pensamiento histórico y cultura histórica, que consta de tres etapas: la primera parte discute el tema de la historia en diferentes enfoques historiográficos; en el segundo, debate sobre la enseñanza de la historia y la formación del conocimiento histórico, a partir de una breve historia de la enseñanza de la historia en Brasil, pasando por la formación del profesorado, la elección del material didáctico y el paradigma historiográfico adoptado; Finalmente, haremos algunas consideraciones sobre la enseñanza de la historia, la formación del profesorado y el uso de las reflexiones en la construcción del conocimiento.

Palabras clave

Historia, Enseñanza de la Historia, Historiografía, Conocimiento histórico.

Referências

AZEVEDO, Crislane Barbosa; STAMATTO, Maria Inês Sucupira. Teoria historiográfica e prática pedagógica: as correntes de pensamento que influenciaram o ensino de história no Brasil. Antíteses, vol. 3, n. 6, jul.-dez. de 2010, pp. 703-728 Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses. Acesso em 2 out. 2021.

BAROM, W. C. C. Didática da História e consciência histórica: pesquisa na Pós-graduação brasileira (2001-2009). Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Ponta Grossa, 2012.

BARROS, José D’Assunção. Teoria da História I: princípios e conceitos fundamentais. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

BITTENCOURT, C. M. F. Ensino de história: fundamentos e métodos. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2009.

BITTENCOURT, Circe. (org.). O saber histórico na sala de aula. 7º Ed. São Paulo: Contexto, 2002.

BLOCH, Marc Leopoldo Benjamin. Antropologia da História, ou O ofício do historiador. Tradução André Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BURKE, Peter. A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: UNESP, 1992.

CARR, Edward Hallet. “O Historiador e seus Fatos” in “Que é História?”. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 3ª Ed. 1982.

CERRI, Luis Fernando. Ensino de História e Consciência histórica: implicações didáticas de uma discussão contemporânea. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011a.

CERTAU, Michel de. A Escrita da História. Trad. MENEZES, Maria de Lourdes. 2 ed., Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.

FONSECA, Thais Nívia de Lima e. História & ensino de História3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

FREITAS NETO, José Alves de. A transversalidade e a renovação no ensino de História. In: KARNAL, Leandro (Org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2013.

HARTOG, François. Evidência da História: o que os historiadores veem. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

HARTOG, François. Crer em história. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2017.

HOBSBAWN, Eric J. Sobre História. Tradução de Cid Knipel Moreira. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

JENKINS, Keith. A História Repensada. 2° ed. São Paulo: Contexto, 2004.

KARNAL, Leandro. História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2013.

KARNAL, Leandro (Org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2013.

KOSELLECK, Reinhart. Futuro Passado. Contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto, Editora Puc-RJ, 2006.

KOSELLECK, Reinhart. O conceito de História. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 20019.

MAGALHÃES, Marcelo de Souza. Apontamentos para pensar o ensino de História hoje: reformas curriculares, Ensino Médio e formação do professor. Revista Tempo, vol. 11, n.21, p. 49-64, 2007. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/tem/v11n21/v11n21a05.pdf

PERREIRA, Nilton Muller; GRAEBIN, Cleusa Maria Gomes. Abordagem temática no ensino da História. In: BARROSO, Vera Lúcia Maciel [et al]. Ensino de História: desafios contemporâneos. Porto Alegre: EST: EXCLAMAÇÃO: ANPUH/RS, 2010.

PINSKY, Jaime; PINSKY; Carla Bassanezi. Por uma história prazerosa e consequente. In:

ROCHA, Helenice; MAGALHÃES, Mmarcelo; GONTIJO, Rebeca. O ensino de história em questão: cultura histórica, usos do passado. Rio de Janeiro; FGV Editora, 2015.

RUIZ, Rafael. Novas formas de abordar o ensino de História. In: KARNAL. Leandro (Org.) História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2005.

RÜSEN, Jörn. História Viva. Teoria da História: formas e funções do conhecimento histórico. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2010a.

RÜSEN, Jörn. Razão Histórica: Teoria da História: fundamentos da ciência histórica. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2010b.

RÜSEN, Jörn. Reconstrução do Passado: Os princípios da pesquisa histórica. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2010c.

SILVA, Ana Lúcia Gomes da. Arte. In: FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (Org.). GODOY, Hermínia Prado (coordenadora técnica). Interdisciplinaridade: pensar, pesquisar e intervir. São Paulo: Cortez, 2014.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel; MARTINS, Estevão de Resende. O ensino de história local e os desafios da formação da consciência histórica. In: MONTEIRO, Ana Mª F. C. et alii. Ensino de História: Sujeitos, saberes e práticas – Rio de Janeiro: Mauad X / FAPERJ, 2007.

SCHWARCZ, Lília Moritz. Uma história (muito) bem contada IN: MALERBA, Jurandir. A Corte no exílio: civilização e poder às vésperas da Independência (1808 a 1821). 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

THEODORO, Janice. Educação para um mundo em transformação. In: KARNAL, Leandro (Org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2013.


Submetido em:
20/08/2021

Aceito em:
17/09/2021

Publicado em:
15/12/2021

61ba1cfea953951da54717e3 revistaanomalas Articles
Links & Downloads

RAL

Share this page
Page Sections