Revista Anômalas
http://www.revistaanomalas.periodikos.com.br/article/61ba0060a95395164c2f0327
Revista Anômalas
Artigo Livre

Intimidades: signos da morte como expressão do erotismo e da transgressão em contos de autoria feminina

Intimacies: death signs as an expression of eroticism and transgression in female-authored tales

Intimidades: Signos de muerte como una expresión del erotismo y de la transgeneración en cuentos de autoría feminina

Kézia Viana da Silva, Luciana Borges

Downloads: 5
Views: 296

Resumo

O presente artigo analisa contos da antologia Intimidades: dez contos eróticos de escritoras brasileiras e portuguesas (2005), organizada por Luisa Coelho. A coletânea de contos, composta apenas por textos de autoria feminina, apresenta ficção relacionada a temáticas sexuais em consonância com questões de investidura de gênero (gender), resultando em um projeto literário com objetivo de visibilizar o erotismo escrito por mulheres. Ao adentrar no universo das produções eróticas, que esteve em boa parte da história sob o domínio do universo masculino (Ria LEMAIRE, 1994), as mulheres operam o deslocamento da posição de objeto para a de sujeito da enunciação do erotismo e permitem-se a abordagem de aspectos transgressores ao controle da sexualidade feminina. Como especificidade de pesquisa, o foco deste estudo é analisar situações em que o erótico se constrói em situações fronteiriças com a morte, causando movimentos de transgressão, quebra de interditos, conflitos existenciais e amorosos em articulação com a díade descontinuidade e continuidade (Georges BATAILLE, 2017). Desse modo, considera-se que os contos constituem estratégias narrativas na representação do erotismo e sua experiência transformadora, apresentam ressonâncias com a unidade de vida (Eros) e a força da morte (Thanatos), bem como estabelecem rupturas nas performatividades de gênero (Judith BUTLER, 2003).

Palavras-chave

Antologia. Autoria feminina. Erotismo. Morte.

Abstract

This article analyses tales from the anthology: “Intimidades: dez contos eróticos de escritoras brasileiras e portuguesas” (2005), organized by Luisa Coelho. This collecting tales, composed only by female-authorship texts, presents fiction related to sexual themes in line with gender endowment issues (gender), resulting in a literary project that aims to show the eroticism written by women. When get into the universe of erotic productions, which were in a long time just on male’s command (Ria LEMAIRE, 1994), women changes the enunciation of eroticism position from object to subject and allow themselves to approach to transgressive aspects on their own control. The aim of this article is to analyze situations in which the erotic is built in situations bordering on death, consequently causing transgression actions, breaking interdicts, existential and loving conflicts relating with the discontinuity and continuity dyad (Georges BATAILLE, 2017). Thereby, it is considered that these tales constitute narrative strategies in representation of eroticism and its transforming experience, shows resonance with the unity of life (Eros) and the death’s force (Thanatos), as well as establish ruptures in gender performativities (BUTLER, 2003). 

Keywords

Anthology. Female authorship. Eroticism. Death.

Resumen

El presente articulo analiza cuentos de la antología Intimidad: diez cuentos eróticos escritos por brasileñas y portuguesas (2005), organizada por Luisa Coelho. La colección de cuentos, compuesta solamente por textos autorales femeninos, presenta ficción relacionada a temáticas sexuales en consonancia con cuestiones de investidura de género (gender), como consecuencia un resultado literario con objetivo de visibilizar el erotismo escrito por mujeres. Sumergiendo en el universo de las producciones eróticas, que estaba en una buena parte de la historia sobre el dominio del universo masculino (Ria LEMAIRE, 1994), las mujeres actúan el desplazamiento de la posición de objetos para la de un sujeto que llama al erotismo y permite un abordaje de aspectos transgéneros al control de la sexualidad femenina. Como especificación de busca, el foco de este estudio es analizar situaciones fronterizas con la muerte, despertando movimientos de transgresión, quebrando el preconcepto, conflictos existenciales y amorosos en articulación con la discontinuidad y continuidad (Georges BATAILLE, 2017). De esa manera, considerando que los cuentos constituyen estrategias narrativas en la representación del erotismo y su experiencia transformadora, presentando resonancias con la unidad de vida (Eros) e las fuerzas de la muerte (Thanatos), bien como establecen rupturas en las performatividades de género (BUTLER, 2003).

Palabras clave

Antología. Autoría femenina. Erotismo. Muerte.

Referências

ARISTÓTELES. Poética. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.

BATAILLE, Georges. O erotismo. Tradução Fernando Scheibe. 1. ed.; 2. reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2007.

BEAUVOIR. Simone de. O segundo sexo: a experiência vivida, vol. 2. Tradução Sérgio Milliet. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016.

BIROLI, Flávia. O público e o privado. In: MIGUEL, Luis Felipe. Feminismo e política: uma introdução. São Paulo: Boitempo, 2014. p. 31-46.

BORGES, Luciana. O erotismo como ruptura na ficção brasileira de autoria feminina: um estudo sobre Clarice Lispector, Hilda Hilst e Fernanda Young. Florianópolis: Ed. Mulheres, 2013.

BRANDÃO, Izabel et al. (Org.). Traduções da cultura: perspectivas críticas feministas (1970-2010). Florianópolis: EDUFAL; Editora da UFSC, 2017.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Tradução Renato Aguiar. 17 ed. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2019.

COELHO, Luisa. (Org.). Intimidades: dez contos eróticos de escritoras brasileiras e portuguesas. Rio de Janeiro: Record, 2005.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 1: a vontade de saber. Tradução Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. 9 ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019.

FRANCO, Jean. Marcar diferenças, cruzar fronteiras. Florianópolis: Editora Mulheres; Belo Horizonte: PUC Minas, 2005.

FUNK, Susana Bórneo. Crítica literária feminista: uma trajetória. Florianópolis: Ed. Insular, 2016.

HILST, Hilda. Do desejo. In: HILST, Hilda. Da prosa. São Paulo: Companhia das Letras, 2017. p. 477-484.

HORTA, Maria Teresa. Mónica. In: COELHO, Luisa. (Org.). Intimidades: dez contos eróticos de escritoras brasileiras e portuguesas. Rio de Janeiro: Record, 2005. p. 11-125.

LEMAIRE, Ria. Repensando a história literária. In: HOLLANDA, Heloísa B. de (Org.). Tendências e impasses: o feminismo como crítica da cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 1994. p. 58-71.

MAINGUENEAU, Dominique. O discurso pornográfico. Tradução Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

ORTNER, Sherry B. Está a mulher para o homem assim como a natureza para a cultura? In: ROSALDO, Michelle Z.; LAMPHERE, Louise (Org.). A mulher, a cultura e a sociedade. Tradução Cila Ankier e Rachel Gorenstein. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. p. 95-120.

PEDROSA, Inês. Só sexo. In: COELHO, Luisa (Org.). Intimidades: dez contos eróticos de escritoras brasileiras e portuguesas. Rio de Janeiro: Record, 2005. p. 55-66.

PENSAMENTO LÍQUIDO. Eros e Thanatos. "Instintos" de vida e morte de Freud. Disponível em: https://pensamentoliquido.com.br/eros-e-thanatos-instintos-de-vida-e-morte-de-freud/. Acesso em 20 set. 2020.

PIÑON, Nélida. O revólver da paixão. In: COELHO, Luisa. (Org.). Intimidades: dez contos eróticos de escritoras brasileiras e portuguesas. Rio de Janeiro: Record, 2005. p.127-139.

WOOLF, Virginia. Um teto todo seu. Tradução Bia Nunes de Sousa, Glauco Mattoso. São Paulo: Tordesilhas, 2014.


Submetido em:
20/08/2021

Aceito em:
24/09/2021

Publicado em:
15/12/2021

61ba0060a95395164c2f0327 revistaanomalas Articles
Links & Downloads

RAL

Share this page
Page Sections