Revista Anômalas
http://www.revistaanomalas.periodikos.com.br/about
Revista Anômalas

Sobre a Revista

FOCO E ESCOPO

 

A Revista Anômalas (RAL) surge pela urgência de viabilizar e radicalizar os intercâmbios da produção do saber entre as humanidades, e, em específico, o processo de escrita da História. Nos últimos anos, o debate levantado pelos feminismos negros no Brasil e na América Latina tem sugerido a necessidade de se pensar as especificidades produzidas por diferentes corpos e experiências. Partindo ao encontro com estes pensamentos e com a agência produzida pela categoria teórico-prática, interseccionalidade, inicia sua empreitada editorial, com o objetivo de publicar textos que pensem os diferentes marcadores sociais e que contribuam para o processo de visibilização de saberes outros que atravessam a experiência humana.

 A RAL está estruturada nas seguintes seções: Artigos, Dossiê, Resenhas, Entrevistas, Documentos e Traduções. Os Dossiês alternam. Publicando um volume com dois números anuais, a RAL é um periódico de circulação que deseja articular a atuação intelectual nacional e internacional. Aceita textos originais em fluxo contínuo nos idiomas: português, espanhol e inglês. (mais informações na política de seção e nas “Diretrizes para Autoras”).

Revista Anômalas não aceita artigos e ensaios que já estejam sendo considerados para outras publicações ou que já tenham sido publicados em outros periódicos ou livros. A Editoria incentiva as autoras a fazerem uso da plataforma SciELO Preprint antes da submissão do artigo para avaliação na revista. Nesse caso, na submissão à RAL as autoras devem comunicar que o artigo foi disponibilizado anteriormente na plataforma SciELO Preprint.

PERIODICIDADE

Semestral.

 

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

A Revista Anômalas não cobra nenhuma taxa por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download.

RESPONSABILIDADE PELOS CONTEÚDOS PUBLICADOS

Os conteúdos publicados são de inteira e exclusiva responsabilidade de suas autoras e autores, ainda que reservado aos/as editores/as o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da RAL

 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO POR PARES

Avaliação inicial

Primeiramente, os textos passam por uma apreciação preliminar realizada pela equipe técnica para verificar se a submissão atende às normas da revista. Nesta etapa, se os trabalhos não atenderem às normas são rejeitados e as autoras orientadas a fazer as correções necessárias e realizar nova submissão. Também nesta etapa os trabalhos serão submetidos à ferramenta de reconhecimento de similaridade de texto, a fim de verificar se há plágio.

Em seguida, os artigos passam por uma avaliação da Editoria de Artigos para constatar se o texto se enquadra no escopo da Revista, em termos de originalidade, qualidade e temática, e se uma avaliação externa integral é justificada. Os artigos aprovados nesta etapa serão enviados para avaliadoras externas.

Importante: artigos que não estiverem completamente de acordo com as especificações das normas da Revista não serão considerados. Todas as informações sobre normas e formatação dos textos encontram-se no menu "Diretrizes para autoras".

Avaliação por pareceristas

Revista Anômalas realiza avaliação “duplo-cega”, ou seja, nem o nome da autora (ou autoras), nem o nome das avaliadoras são revelados umas às outras.

Os textos aprovados na etapa inicial são encaminhados para duas avaliadoras ad hoc especialistas no tema abordado no artigo.

No caso de haver uma disparidade nos pareceres, uma terceira avaliadora deve ser chamada para avaliar o artigo. Caso as disparidades não sejam superadas, devem as editoras emitir a decisão final.

A comissão editorial solicita às pareceristas externas ad hoc que avaliem o texto em 20 dias. A autora receberá, após o processo de revisão externa, os comentários das avaliadoras com a remoção das notas de identificação.

Aceitação condicional

Se as revisões externas forem favoráveis, o texto será aceito sob a condição da autora tratar adequadamente as questões levantadas pelas avaliadoras. O artigo deverá ser reapresentado em no máximo 30 dias com destaque nas modificações realizadas. Posteriormente ao reenvio do texto pela autora, este será examinado pela editoria de artigos e, caso necessário, por pelo menos uma das avaliadoras ad hoc originais. Esse processo é exigido para constatar se as modificações sugeridas foram atendidas adequadamente, para que o manuscrito seja aceito para publicação.

Rejeição

A rejeição pode ocorrer após a avaliação inicial, após a avaliação feita por pares, e após a revisão e reapresentação do trabalho no prazo estipulado. Se as avaliações ad hoc indicarem a necessidade de uma revisão substancial, o trabalho será rejeitado.

A comissão editorial espera que as autoras reconheçam a importância de um processo rigoroso de revisão para assegurar uma alta qualidade acadêmica. 

RAL

Share this page
Page Sections